• Home
  • Café de Qualidade: relatório do Senador Ricardo Ferraço é aprovado na CAE

Mercado

Café de Qualidade: relatório do Senador Ricardo Ferraço é aprovado na CAE

  •   IMPRIMIR
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (08) o relatório do senador Ricardo Ferraço que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cafés de Qualidade. O projeto, de autoria do Deputado Federal Evair de Melo, segue agora para análise da Comissão de Agricultura, antes de ir para a votação final no plenário do Senado.
 
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/2017 cria uma política específica para o cultivo de cafés superiores, que inclui o crédito rural para a produção, industrialização e comercialização; a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico; a assistência técnica e a extensão rural; o seguro rural; e as certificações de origem, social e de qualidade dos produtos.
 
“O Espírito Santo é referência mundial na produção de cafés de qualidade. Ao criarmos uma política que vai incentivar a produção, a industrialização e a comercialização dos cafés, estamos garantindo mercado para os nossos produtores e dando melhores condições de trabalho para mais de 130 mil famílias capixabas que vivem da produção de café”, comemorou o senador Ricardo Ferraço.
 
“Obrigado senador Ricardo Ferraço e a todos os parlamentares que estão conosco na construção desse importante instrumento de apoio e incentivo ao cafeicultor. O Brasil é o maior produtor e exportador e, particularmente, o nosso Espírito Santo ‘respira’ café. Nossos cafeicultores merecem mecanismos permanentes para desenvolver, ainda mais, a atividade. Esse é o objetivo do nosso trabalho”, comemora o deputado Federal Evair de Melo.
 
Cafés dos Brasil
 
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país, com 16% da produção nacional, e maior produtor de café Conillon, com cerca de 65% de toda a produção nacional.
 
Em 2016, o Brasil colheu a safra recorde de mais de 50 milhões de sacas de 60 quilos, com um acréscimo de 18,8% em relação  à safra anterior. Os números da produção garantem ao país a posição de maior produtor de café do mundo e, por consequência, de maior exportador, destinando mais de 35 milhões de sacas ao exterior na safra 2015/2016, com uma receita superior a US$ 5 bilhões. Internamente, o Brasil consome cerca de 20 milhões de sacas de café anualmente, o que representa um consumo per capita anual de 4,9 kg.
 
 
Assessoria do Deputado Federal Evair Vieira de Melo
COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: