• Home
  • Justiça manda prender 5 empresários do café por sonegação milionária no ES

Mercado

Justiça manda prender 5 empresários do café por sonegação milionária no ES

  •   IMPRIMIR

Por Mariana Perim, G1 ES

Justiça determinou a prisão temporária de cinco empresários do ramo cafeeiro do Espírito Santo. Os mandados foram cumpridos nesta terça-feira (8), durante a Operação “Torrefação”, que investiga uma fraude milionária no mercado do café no estado. Todos têm duração máxima de cinco dias e são prorrogáveis por mais cinco.

Além disso, 27 mandados de busca e apreensão são cumpridos. Os nomes dos presos ainda não foram divulgados para não prejudicar o andamento da investigação.

Segundo o Ministério Público do estado (MP-ES), a suspeita é de que a associação criminosa tenha sonegado um valor de aproximadamente R$ 60 milhões.

Caso condenados, os empresários podem responder por crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

As empresas investigadas são:

  1. Valani Café Ltda.
  2. Valani Comércio e Armazéns LTDA
  3. Império Café S/A
  4. Café Trevo Ltda.
  5. Lauret Café Exportação e Importação Ltda.
  6. Cocal Importação e Exportação Ltda.
  7. PS Rosa Sacarias
  8. Lonardelli & Lonardelli Ltda
  9. Comério & Comério Importação e Exportação.

A ação acontece na Grande Vitória e nos municípios de Linhares, Colatina, São Roque do Canaã, Rio Bananal e Marilândia, e é um desdobramento da Operação “Café Frio”, que aconteceu no âmbito administrativo pela secretaria estadual da Fazenda e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), em junho de 2017.

De acordo com o MP-ES, o esquema fraudulento foi uma maneira encontrada pelos empresários de continuar burlando a legislação após a operação Robusta, deflagrada no primeiro semestre de 2013.

 
 
Leia notícia completa no site G1
Fonte: G1 ES
COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: