• Home
  • Cooabriel Divulga os 20 Classificados do XIV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – safra 2017

Acontece

Cooabriel Divulga os 20 Classificados do XIV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – safra 2017

  •   IMPRIMIR


Após grande expectativa, finalmente, conheceremos os 20 classificados dos 39 lotes participantes da 14ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, que avalia os melhores cafés conilon produzidos nesta safra 2017, na área de ação da Cooperativa.

A lista do nome dos sócios (em ordem alfabética), descreve características de origem do café inscrito (localização), sistema de preparo e secagem e identifica a filial de movimentação dos sócios classificados.

Avaliações – A prova das amostras dos cafés participantes desta 14ª edição, foi realizada nos dias 25 e 26/09, na sala de provas, nas dependências do armazém da Cooperativa (sede) em São Gabriel da Palha-ES, pelos provadores, Vanildo Págio, Valcir Págio, Gustavo Martins Sturm e José Carlos de Azevedo. Momentos de grande concentração. Um trabalho bastante minuncioso dos técnicos, para revelar aroma, sabor, cor, doçura e outras particularidades dos grãos avaliados.

De acordo com o provador da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, a cada rodada, as amostras revelavam as influências desta etapa. “Avaliando cada lote provado, os cafés revelaram suas nuances, ali apareceu a grande influência do clima chuvoso que ocorreu em algumas regiões no momento da colheita e também, o grande empenho de produtores no preparo dos cafés, especialmente, os lotes cereja”.

Vanildo Págio, que compõe a comissão julgadora dos últimos 10 concursos da Cooabriel, também observou, que ao avaliarem as amostras nas duas categorias (Cereja e Natural), duas situações foram demonstradas. Uma delas, a melhoria nos processos, que influenciou a melhores pontuações. Outra, infelizmente, foi a perda de pontuações por problemas com grãos fermentados, gostos estranhos e outros, provavelmente, resultantes do clima dentro das etapas de colheita. “No conjunto de provas, haviam algumas amostras espetaculares, com cafés cereja, por exemplo, que apresentaram notas altas. Cafés que não perdem para robustas de altíssima qualidade, produzido em outros países, como na Índia, considerado robusta de altíssima qualidade. As características desses cafés CD, apresentam nitidamente cuidados do produtor para a melhoria dos processos e assim, não tivemos nenhum café com gosto de secador na mesa de prova. Contudo, observamos que a influência do clima nos cafés naturais, foi muito grande e neste ano, foi pior do que o ano passado, pois o café ou molhou no terreiro, ou veio molhado do campo com grãos fermentados”- observou.

Gustavo Martins Sturm, provador do Concurso da Cooabriel, há 03 anos fez considerações sobre as duas categorias avaliadas. “Nos cafés de categoria natural tivemos um maior número de amostras que apresentaram algum tipo de defeito na degustação. Isso provavelmente, foi por conta do inverno chuvoso em boa parte das regiões produtoras e que acabou influenciando de forma negativa o processo de secagem. Já na categoria CD, tivemos um conjunto de amostras de excelente qualidade. Praticamente todos os cafés apresentaram limpeza e suavidade na bebida”- destacou.

 O Concurso Conilon de Excelência Cooabriel

O Concurso é realizado pela Cooabriel desde o ano de 2003, e foi criado como  um dos instrumentos de incentivo da Cooperativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido em sua área de ação. 

 O presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, disse que o concurso foi uma iniciativa, criada como um mecanismo para incentivar mais produtores a produzirem um volume maior de café de superior qualidade, uma vez, que alguns sócios produtores já surpreendiam com lotes de conilon de excelentes qualidades (décadas de 80/ 90) na região de ação da Cooabriel.

“Ninguém falava do conilon de excelente qualidade e nós sabíamos que os produtores já preparavam bons cafés. Como referência em café conilon do País, a Cooabriel, que já havia implementado outras ações para a melhoria do produto, precisava enxergar outro caminho para a qualidade. Deste modo, criamos este concurso para identificar e premiar os potenciais produtores de qualidade e mostrar que o café conilon iria além da tabela por tipo. O desafio lançado em 2003, foi um marco inédito na história do café conilon. O primeiro concurso de conilon/robusta que se tinha registro. Os cafés surpreenderam especialistas, tradicionais provadores de café do Brasil, pela bebida do conilon. O concurso estimulou nossos produtores e também os produtores de outras regiões do país a produzirem café de qualidade. A Cooabriel foi pioneira nesta iniciativa e sentiu na obrigação de provar ao mundo a nobreza do café conilon. Conilon bebida, é um caminho sem volta” – destacou.

XIV Concurso – Safra 2017  

Este ano, 40 produtores se inscreveram no concurso, representando regiões de 13 municípios da área de ação da Cooperativa no Espírito Santo e 39 amostras foram avaliadas. Os 20 lotes classificados, irão para a premiação final, sendo 10 lotes preparados pelo sistema natural e 10 lotes pelo sistema cereja descascado, que serão revelados numa cerimônia específica a ser realizada no dia 09 de novembro, em São Gabriel da Palha-ES.

Parceiros – Motivadores da qualidade do café conilon

O XIV Concurso Conilon de Excelência, está sendo realizado com apoio de alguns parceiros, que incentivam a melhoria da qualidade do café conilon, são eles: Sicoob, Fertilizantes Heringer, Sistema OCB-ES/Sescoop, Sebrae-ES e Oxiquímica.

A seguir depoimento de seus representantes, sobre a importância em apoiar esta iniciativa:

SICOOB | Patrocínio Diamante – “O Sicoob, mais uma vez patrocina o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, safra 2017, porque pela XIV vez acreditamos ser esta uma oportunidade de mostrar para o MUNDO que o nosso CAFÉ é uma bebida e não precisa ser misturado. Nosso café conilon, se trabalhado com suas características é uma bebida saborosa, leve e digna dos melhores paladares. Por acreditar nisto, o SICOOB  é o maior repassador de recursos do FUNCAFÉ do ES e tem no café a principal cultura de nosso agronegócio. O nosso Sicoob é o 2º maior repassador de credito rural do ES e não poderia deixar de apoiar uma iniciativa que agrega valor e eleva a estima de nossos produtores que, na sua quase totalidade, são nossos associados!” – Bento Venturim – Presidente do SICOOB.

FERTILIZANTES HERINGER | Patrocínio Ouro – “O Concurso Conilon de Excelência é uma dentre as tantas ações protagonizadas pela COOABRIEL na busca contínua pela melhoria da cadeia produtiva do Café. A FERTILIZANTES HERINGER, empresa fundada no ano de 1968 pelo Engenheiro Agrônomo capixaba, Dalton Dias Heringer se orgulha de ser parceira da COOABRIEL há décadas. Esta parceria nos permite expor aos empresários rurais as novidades tecnológicas estudadas, desenvolvidas e aprimoradas desde a nossa criação. Parabenizamos a COOABRIEL, seus colaboradores e associados pelo evento” – Leonardo Torres de Souza – Gerente Geral de Unidade.

SEBRAE-ES | Patrocínio Ouro –  “O Espírito Santo é o segundo maior produtor cafeeiro do Brasil. Além da quantidade de produção, o estado se destaca também pela qualidade do café. Esse resultado é fruto de esforço, dedicação e qualificação dos produtores, além de um conjunto de tecnologia e boas práticas de produção. O Concurso é um dos grandes incentivadores à melhoria da qualidade do café conilon, pois incentiva os produtores a buscarem por resultados cada vez melhores. Apoiamos a realização deste concurso porque ele beneficia não só o produtor, como também movimenta a economia do estado, se destacando cada vez mais como um estado produtor” – José Eugênio VieiraSuperintendente do Sebrae-ES.

SISTEMA OCB/ES | Patrocínio Ouro – “A diretoria do Sistema OCB/ES acredita que agregar valor e elevar qualidade de produtos e serviços, aliado ao aprimoramento da gestão, é o caminho para o sucesso e crescimento. E um Concurso de Excelência como este realizado pela Cooabriel se encaixa perfeitamente nos valores e princípios trabalhados pela diretoria e por toda a equipe. Parabenizamos a Cooperativa por continuar trabalhando e desenvolvendo esse trabalho com seus cooperados e esperamos continuar a parceria por muitos e muitos anos” – Carlos André Santos de Oliveira, Superintendente do Sistema OCB/ES.

OXIQUÍMICA | Patrocínio Ouro –  “Estamos muito orgulhos em estar participando deste evento tão importante para expressão e projeção do Café Conilon a nível de Brasil e de Mundo. Há mais de 15 anos em parceria com a Cooabriel sempre acreditamos na excelência e ética do trabalho profissional de seus colaboradores, visando não somente técnicas produtivas e de qualidade, mas também melhoria de vida para seus Cooperados e familiares. O XIV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel é a realização de um projeto de sucesso, em que, a relação Cooperado/Cooperativa prospecta um futuro de ganhos imensuráveis para o Café Conilon e todos os segmentos atrelados” – Rilton Duarte – Representante Técnico da Oxiquímica.

Veja abaixo, a lista dos 20 classificados:

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: