• Home
  • Cooabriel revela os vencedores do XIV Concurso Conilon de Excelência

Acontece

Cooabriel revela os vencedores do XIV Concurso Conilon de Excelência

  •   IMPRIMIR


A Cooabriel premiou na tarde desta quinta-feira (09/11), em São Gabriel da Palha-ES, os vencedores da 14ª edição do “Concurso Conilon de Excelência Cooabriel”, o concurso de qualidade de café conilon, produzido em sua área de ação, safra 2017.

Foram premiados 10 lotes da categoria de café conilon natural e 10 lotes da categoria de café conilon cereja descascado, com avaliação de 40 amostras inscritas pelos sócios, provenientes de propriedades de 13 municípios do Estado do Espírito Santo.

O sócio, Gilmar Luiz Cuquetto, foi o vencedor da categoria café natural, com lote produzido no sítio Morro Alto, Cº Iracema, município de São Gabriel da Palha-ES. Na categoria cereja descascado, o 1º lugar foi conquistado pelo sócio, Francisco Giovanni Caser Venturim, com lote do sítio São Francisco, Cº Sabiá I, município de São Domingos do Norte.

A Cerimônia que premiou os 20 melhores cafés, foi realizada no Centro de Eventos de São Gabriel da Palha-ES e reuniu um público de cerca de 150 pessoas, formado por diretores e conselheiros da cooperativa, os sócios inscritos e seus familiares, outros sócios potenciais produtores de conilon de qualidade, empresas patrocinadoras, empresários do café, lideranças, técnicos, membros da equipe e convidados.

O Presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, em seu discurso, recordou aspectos históricos do café conilon, citando grandes nomes que tiveram papel relevante na história de cultivo da variedade: Dário Martinelli, Eduardo Glazar e Jônice Tristão.

Falou do grande papel do produtor na evolução da qualidade do café conilon. “Quero recordar e cumprimentar os potenciais produtores de café de qualidade, que aderiram às campanhas de incentivo da Cooabriel para a melhoria do café conilon em sua área de ação. Nossos sócios que dentro dos seus processos produtivos, vêm melhorando cada vez mais o nosso conilon, nos aspectos físicos (tipo na tabela de classificação), quanto sensorial (em aroma, sabor…). O concurso – Conilon de Excelência, que a Cooabriel implantou há 14 anos, foi uma ação importante e que vem motivando, especialmente nossos produtores” – destacou.

O especialista em qualidade de café, Vanildo Págio, ministrou palestra, falando sobre a importância do produtor na qualidade do café conilon. Ele abordou vários aspectos dentro do processo produtivo, especialmente, na colheita e secagem, apresentando alguns caminhos.

Também se pronunciaram, a Deputada Estadual, Raquel Lessa, o Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o Superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Presidente do SICOOB, Bento Venturim.

PATROCINADORES –  O XIV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, foi realizado com apoio do Sicoob (patrocinador diamante) e dos patrocinadores ouro:  Fertilizantes Heringer, Sistema OCB-ES/Sescoop, Sebrae-ES e Oxiquímica.

 

Veja a ordem de premiação:

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: