• Home
  • Cooabriel premiará nesta quinta (09/11) os melhores cafés da safra 2017

Acontece

Cooabriel premiará nesta quinta (09/11) os melhores cafés da safra 2017

  •   IMPRIMIR


 

Nesta quinta-feira (09/11) a Cooabriel premiará os vencedores da 14ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel.

Os melhores cafés conilon produzidos na área de ação da Cooabriel, nesta safra 2017, serão conhecidos durante a solenidade de premiação que reunirá cerca de 250 pessoas, em um público formado por diretores e conselheiros da cooperativa, os sócios inscritos e seus familiares, outros sócios potenciais produtores de conilon de qualidade, empresas patrocinadoras, lideranças, membros da equipe e convidados.

A cerimônia acontecerá no Centro de Eventos, em São Gabriel da Palha-ES a partir das 13 horas e além da premiação, o evento debaterá  aspectos que influenciam na melhoria da qualidade do café conilon.

Os 20 classificados

Veja a lista do nome dos sócios classificados (em ordem alfabética), com descrição das características de origem do café inscrito (localização), sistema de preparo e secagem.

O Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – O Concurso é realizado pela Cooabriel desde o ano de 2003 e foi criado como um dos instrumentos de incentivo da Cooperativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido em sua área de ação.  “Ninguém falava do conilon de excelente qualidade e nós sabíamos que os produtores já preparavam bons cafés. Alguns sócios produtores já surpreendiam com lotes de conilon de excelentes qualidades (décadas de 80/ 90) na região de ação da Cooabriel” – avaliou o presidente da presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Primeiro da história – Ao avaliar a história dos concursos realizados, o presidente recordou, que a ideia de criar o primeiro concurso de qualidade para café conilon da história, surgiu há mais de 14 anos, quando a Cooabriel, que já havia implementado outras ações para a melhoria do produto, buscava caminhos para demonstrar a qualidade do conilon. “Deste modo, criamos este concurso para identificar e premiar os potenciais produtores de qualidade e mostrar que o café conilon iria além da tabela por tipo. O desafio lançado em 2003, foi um marco inédito na história do café conilon. O primeiro concurso de conilon/robusta que se tinha registro. Os cafés surpreenderam especialistas, tradicionais provadores de café do Brasil, pela bebida do conilon. O concurso estimulou nossos produtores e também os produtores de outras regiões do país a produzirem café de qualidade. A Cooabriel foi pioneira nesta iniciativa e sentiu-se na obrigação de provar ao mundo a nobreza do café conilon. Conilon bebida, é um caminho sem volta” – destacou

XIV Concurso – Safra 2017   – Este ano, 40 produtores se inscreveram no concurso, representando regiões de 13 municípios da área de ação da Cooperativa no Espírito Santo e 39 amostras foram avaliadas. Serão distribuídas 96 sacas de cafés em prêmios aos 20 lotes classificados. Serão premiados 10 lotes preparados pelo sistema natural e 10 lotes pelo sistema cereja descascado.

Parceiros – Motivadores da qualidade do café conilon – O XIV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, está sendo realizado com apoio de alguns parceiros, que incentivam a melhoria da qualidade do café conilon, são eles: Sicoob, Fertilizantes Heringer, Sistema OCB-ES/Sescoop, Sebrae-ES e Oxiquímica.

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: