• Home
  • Melhor café arábica da Região das Montanhas do ES é de Marechal Floriano

Mercado

Melhor café arábica da Região das Montanhas do ES é de Marechal Floriano

  •   IMPRIMIR

O vencedor vai ter seu grão de café comercializado em todo o Brasil

Um duelo de titãs. Assim foi a final do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade, que elegeu o grão de José Carlos Velten, com a propriedade localizada em Marechal Floriano, o melhor café da variedade arábica da Região das Montanhas do Espírito Santo.

O concurso, realizado pela Realcafé, em parceria com a torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC), teve o evento de anunciação do vencedor na manhã de hoje (02), na sede da Realcafé, empresa localizada em Viana, e contou com a participação de cerca de 280 pessoas, entre produtores rurais, especialistas em café e representantes do setor público e privado.

Ao total, foram submetidos 145 de amostras de cafés especiais no concurso, que passaram por testes sensoriais para terem suas inscrições aceitas. Destas, apenas 70 foram aprovadas e, após a avaliação do grão e das práticas utilizadas nas propriedades rurais.

Todos os 20 finalistas tiveram os seus grãos avaliados ontem (01) por especialistas em café com reconhecimento no Brasil e no mundo, como Marco Suplicy, fundador da Suplicy Cafés Especiais; Geórgia Franco de Souza, fundadora da Lucca Cafés Especiais; e Eliana Relvas, consultora de cafés para o Grupo Pão de Açúcar; além de representantes da torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC) e da Tristão Companhia de Comércio Exterior.

O vencedor foi anunciado por Jones Tristão, fundador da Realcafé. Além da premiação em dinheiro no valor de R$30.000,00, José Carlos Velten terá o seu grão comercializado no Realcafé Reserva, linha de cafés especiais da Realcafé, com uma edição limitada em seu nome. O produto é comercializado nas cafeterias especializadas e melhores restaurantes do país.

“Cultivo café especial há 12 anos e estou muito feliz com esse reconhecimento do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade. Sou meeiro, ou seja, eu cultivo café em uma propriedade que não é minha. Entendo que o café é um alimento e quanto mais capricho a gente tem, mais valor agregado ele vai ter na mesa de quem o consome. Sei que entrego um produto puro e sem contaminação, que vai ser comercializado em todo o Brasil. É emocionante”, disse o vencedor.

Técnico agrícola e degustador de café, o Deputado Federal Evair de Melo (PV-ES), participa do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade desde a sua primeira edição como jurado e coordenador técnico. Para ele, escolher o grão vencedor foi acirrado, já que a qualidade dos grãos estava equiparada.

“Todo ano é um grande desafio escolher o café vencedor. Desta vez, foi mais surpreendente porque o Espírito Santo está saindo de uma seca de três anos. As notas dos grãos finalistas foram bem próximas, apresentando uniformidade e muita excelência. Nenhum café apresentou nenhum tipo de problema, o que mostra a quanto os produtores rurais estão se especializando cada vez mais e, por isso, merecem o nosso reconhecimento. Foi um sucesso absoluto”, destacou o deputado.

Sérgio Tristão, Presidente da Realcafé e idealizador do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade, destaca que esse reconhecimento ao cultivo de cafés especiais impulsiona o setor da cafeicultura. “O concurso causa um impacto positivo na vida dos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento da cafeicultura e também para que eles se especializem. Vemos a simplicidade em casa um deles e temos o desafio de nos reinventarmos e fortalecermos o cultivo de café de qualidade no Espírito Santo”, salienta.

Governador do Estado marca presença

Entre os presentes estavam o Governado do Estado Paulo Hartung (PMDB), que ressaltou a importância do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade para desenvolver o cultivo de café especial no Espírito Santo. “O concurso motivou os nossos produtores de café arábica a trabalharem com qualidade. Ele faz parte da história da cafeicultura do Espírito Santo, e a Realcafé foi decisiva nesse processo para termos reconhecimento mundial”, destacou.

Entre outras lideranças políticas, estavam presentes o Secretário Estadual de Agricultura Octaciano Neto, o Prefeito Municipal de Viana Gilson Daniel (PV) e o Prefeito Municipal de Cariacica Juninho (PPS).

Conheça os vencedores

1° lugar: José Carlos Velten-Marechal Floriano

2° lugar: José Leandro Romão – Castelo

3° lugar: Marcos Antônio Tomazini- Castelo

4° lugar: Luciano Dutra Pimenta- Afonso Cláudio

5° lugar: Luiz Ambrozim- Brejetuba

6° lugar: Noeli Edir de Paula- Brejetuba

7° lugar: Flosina Littig Braga- Afonso Cláudio

8° lugar: Wesley Isac Noia Gomes- Ibatiba

9° lugar: Arnaldo Krause- Itarana

10° lugar: Gilberto Brioschi- Venda Nova do Imigrante

11° lugar: José Davino Gomes- Ibatiba

12° lugar: Lurdiane Cacia Uhlig Krause -Itarana

13° lugar: Luciano Dazílio Delpupo – Afonso Cláudio

14° lugar: Moacir Vieira de Amorim- Afonso Cláudio

15° lugar: Benice Braga Sutil- Afonso Cláudio

16° lugar: Amélio Leocádio Pereira- Ibatiba

17° lugar: Claudia Krause Battestin-Itarana

18° lugar: Laudio Krause- Itarana

19° lugar: Lindalva Delpupo Ruckdeschel- Afonso Cláudio

20° lugar: Gilmar de Castro Souza- Irupi

Fonte: Asscom Realcafé/UCC de Qualidade
Fonte: Notícias Agrícolas
COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: