• Home
  • Histórico

Histórico

Conheça melhor a história da Cooabriel

A Cooabriel – Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel é a maior Cooperativa de Café Conilon do Brasil, com 53 anos de atuação.

A comunidade católica, através do Padre Simão Civalero, pároco municipal, foi quem teve a iniciativa da criação de uma cooperativa, ainda na década de cinquenta quando sensibilizava os produtores através de reuniões e cursos de cooperativismo, como forma de buscar solucionar as grandes dificuldades, sobretudo dos cafeicultores, que na época já detinham um grande parque cafeeiro da variedade arábica.

No dia 13 de setembro de 1963, quatro meses após a emancipação do município de São Gabriel da Palha, 38 cafeicultores constituiram a COOABRIEL. O marco aconteceu no antigo cine estrela. Os fundadores: Batista Colombi, José Scalfoni, Cesar Zani, Loclarindo Lorenzoni, Alcides Spadeto, José Teodoro Dias, Mário Bragatto, Gustavo Milbratz, João Colombi, Fernando Mauri, Daniel Pelissari, Stefanio Thomas, Aurélio Bastianello, Aurélio Dalapícola, Mansueto Colombi, José Cavatti, Vicente Colombi, João Cavatti, Placindino Angelo de Freitas, Domício Pinaffo, Miguel Piekarz, Sebastião Toniato, Elizeu Scalfoni, Ailton Cavatti, José Mauri, Ernesto Catani, Tranquilo Uliana, João Colombi Sobrinho, Alcindo Lorenzoni, Alcino Carletti, João Batista Bastos, Instituto Comboniano de São Gabriel, Izauro Montovalnelli, Zelindo J. Trêz, Anastázio Pinaffo, Joventino de Souza, José Pereira Irmão e Fideliz Marchesi.

Além de grande mentor da criação da Cooabriel, Padre Simão Civalero, então pároco de São Gabriel da Palha, foi eleito o primeiro presidente (1963-1965) da entidade. Em seguida foi o Padre José Simionato (1965-1967); Gustavo Milbratz (1967-1972); Archângelo Laurindo Lorenzoni (1972 – 1974); Aurélio Bastianello (1974–1982); Wanderlino de Medeiros Bastos (1982-1984) Antônio Joaquim de Souza Neto (1984-1993) Dário Martinelli (1993-1999); José Colombi Filho (1999-2002); Antônio Joaquim de Souza Neto (2002-2015).

A COOABRIEL iniciou suas atividades montando um setor de consumo (mercearia / supermercado) para atender seus associados nas necessidades básicas. Depois passou a prestar serviços de comercialização, beneficiamento do café.

Ao longo dos anos, estruturou-se para dar suporte à atividade cafeeira como um todo. Além dos serviços de armazenagem e comercialização – que são os serviços principais da sua atividade agregou muitos outros benefícios na prestação de serviços para atender os sócios.

Sua estrutura lhe permite acompanhar seus sócios desde a escolha da área para implantação da lavoura, oferecendo laboratório próprio para análises de solo e plantas, produzindo e fornecendo mudas de alto padrão genético, dando orientação de manejo, produção, colheita, secagem, melhoramento da qualidade do café, além de oferecer armazenagem padronizada, comercialização, assistência jurídica e outros benefícios. Um conjunto de serviços que contribuem para maior produtividade e qualidade mais apurada do produto, o que agrega valor, aumentando a lucratividade das lavouras.

O associado quando adere à Cooperativa, sabe que sua participação; seu vínculo não se resume a um contato puramente de compra e venda (comercialização). Ele é sócio, é dono, é usuário. Não é um mero cliente. A COOABRIEL oferece além da etapa da comercialização, um “pacote” de benefícios.

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
faleconosco@cooabriel.coop.br
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: