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Complexo de armazéns da Cooabriel obtém Certificação Smeta, uma das mais reconhecidas no mercado internacional

Acontece
22 agosto 2023

Após ser aprovada nas fases de auditoria, umas das unidades de armazenagem da Cooabriel agora é certificada Smeta. A cooperativa passa a integrar um seleto grupo de empresas, sendo reconhecida como um fornecedor socialmente responsável e cumprindo os pré-requisitos de certificação de uma das auditorias sociais mais utilizadas mundialmente.  

A certificação contempla o complexo de armazéns localizado em São Gabriel da Palha/ES. A modalidade na qual a cooperativa obteve certificação é a denominada 4 Pilares, que avalia o cumprimento de preceitos relacionados a normas trabalhistas, saúde e segurança, ética nos negócios e meio ambiente.  

A auditoria SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) é um procedimento criado pela Sedex, uma organização global sem fins lucrativos, com sede em Londres, que tem como foco a ética no comércio. A organização conta com um amplo sistema de compartilhamento de informações, com o objetivo de permitir que as organizações certificadas comprovem que suas práticas comerciais são ética e socialmente responsáveis.  
 
A gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, explica que essa modalidade de auditoria é direcionada à cadeia de suprimentos e que, pelo fato de ser mundialmente reconhecida, traz inúmeros benefícios.  

“Ter uma unidade armazenadora dentro dos padrões aceitos pela Auditoria Smeta significa que estamos cumprindo todos os pré-requisitos de ética comercial, de saúde e segurança, normas laborais e fatores ambientais, que são exatamente os pilares exigidos pelos mercados internacionais. Isso demonstra que a cooperativa tem buscado um processo de melhoria contínua e que o compromisso com o mercado é cada vez maior”, pontua Renata. 

Diante do advento dos conceitos de sustentabilidade e da exigência cada vez maior por práticas éticas, transparentes e socialmente aceitas, obter a Certificação Smeta vem de encontro a esses pré-requisitos  

Nesse sentido, de acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, “receber a certificação de uma auditoria reconhecida mundialmente pode facilitar o estabelecimento de parcerias e negociações comerciais, especialmente quando se trata de empresas que têm atuação no exterior, avalia Bastianello 

Tais aspectos podem contribuir significativamente na conquista de novos mercados e nas ações de exportação, conforme esclarece Renata Vaz. “Estarmos auditados contribui para o plano de abertura e manutenção dos mercados internacionais, que a Cooabriel iniciou em 2020, finaliza Renata. 

 


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