Cooabriel

PT|EN|ES

NOSSOS SERVIÇOS

Serviços disponibilizados
aos cooperados Cooabriel.

imagem destaque
VideoApresentação de Resultados Cooabriel 2022
imagem destaque
imagem destaque
Quem Somos
Conheça nossa história

Com 60 anos de fundação, a Cooabriel – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel é a maior Cooperativa de café conilon do Brasil. 

A história da cooperativa confunde-se com a história do município onde está sediada, São Gabriel da Palha/ES. Em 1963, diante dos desafios enfrentados na época, por ocasião plano de erradicação das lavouras cafeeiras, algumas pessoas se juntaram em busca de soluções. Esse ideal de cooperação foi o que deu origem à Cooabriel, sob incentivo do Padre Simão Civalero, então pároco municipal que, na década de cinquenta, já promovia reuniões e cursos de cooperativismo, como forma de buscar soluções para os desafios enfrentados pelos produtores.  

No dia 13 de setembro de 1963, quatro meses após a emancipação de São Gabriel da Palha, aconteceu o marco de fundação da cooperativa, com 38 fundadores: 37 produtores e Padre Simão Civalero, que foi eleito o primeiro presidente (1963-1965) da entidade.  

Nos anos sequentes, foram eleitos presidentes: Padre José Simionato (1965-1967); Gustavo Milbratz (1967-1972); Archângelo Laurindo Lorenzoni (1972 – 1974); Aurélio Bastianello (1974–1982); Wanderlino de Medeiros Bastos (1982-1984); Antônio Joaquim de Souza Neto (1984-1993); Dário Martinelli (1993-1999); José Colombi Filho (1999-2002); Antônio Joaquim de Souza Neto (2002-2019); Luiz Carlos Bastianello (2019-2023). 

A Cooabriel iniciou suas atividades com a abertura de uma mercearia, para atender aos associados nas necessidades básicas. Depois passou a prestar serviços de armazenagem e comercialização de café. 

Ao longo dos anos, estruturou-se para dar suporte à atividade cafeeira como um todo. Atualmente, a estrutura da cooperativa permite acompanhar seus cooperados desde a escolha da área de plantio até a armazenagem de safra e comercialização dos grãos. Aliado a isso, há fortes investimentos na melhoria da qualidade dos cafés produzidos, na busca por abertura e expansão de mercados, e no incentivo ao agronegócio inovador e sustentável. 

Tendo como uma de suas principais premissas, a prestação de serviços de qualidade aos seus cooperados, a Cooabriel possui diversas unidades: lojas agropecuárias, unidades de armazenagem, laboratório de análises, jardim clonal, fazenda experimental. Possui ainda uma marca própria de café torrado e moído, o Café Guardião, que agora conta com sua própria indústria de torrefação.  

Preservando os ideais cooperativistas e pautando-se em valores nobres e inegociáveis, a cooperativa atua sob o lema “unir para evoluir”, consciente de que a evolução só é possível através da união de esforços e da construção de parcerias sólidas.  

Unida a seus colaboradores e aos seus mais de 7mil cooperados, a Cooabriel busca solidez, atuando com efetividade e transparência e sob o firme desejo de que estejam todos ‘unidos pelo presente, conectados pelo futuro’.    

imagem mini-destaque
Fundação

13 de setembro de 1963

imagem mini-destaque
38 fundadores

37 cafeicultores e Padre Simão Civalero, idealizador e primeiro presidente da cooperativa.

Listagem Utilidades (sem-fundo)

app

BAIXE O APP COOABRIEL

Feito especialmente para
todos os Cooperados Cooabriel.
Mais praticidade e agilidade,
sem abrir mão da segurança.

NOTICÍAS