• Home
  • Importância da colheita do café com maturação ideal

Artigos

Importância da colheita do café com maturação ideal

  •   IMPRIMIR


Carlos Otávio Ribeiro Constantino – Engenheiro Agrônomo

(Projeto Conilon Eficiente COOABRIEL)

Neste momento em que nos aproximamos do inicio da colheita do café, torna-se importante ressaltar os aspectos que devem ser avaliados para  a colheita na lavoura.

O café deve ser colhido com o maior percentual de maturação, visando que a lavoura apresente seu maior potencial de produção. O ideal é realizar a colheita com menos de 20% de grãos verdes.

Na tabela 1, temos o teor aproximado de água conforme o estágio de maturação.

Tabela 1: Teor de água conforme o estágio de maturação do grão

tabela

Conforme dados tabela acima, observamos que o grão cereja maduro, apresenta menor de teor de água em relação ao grão verde/verde cana, mostrando assim que o mesmo apresentará maior percentual de sólidos. Desta forma teremos uma secagem mais rápida com o café maduro, além de melhor rendimento em relação ao peso.

Na tabela 2, temos o peso médio de 1000 grãos já beneficiados:

Tabela 2: Peso Médio de 1000 Grãos Beneficiados

tabela 2

Verificamos assim, que o café que é colhido maduro e não sofre com nenhum processo fermentativo, é o café normal, ou seja, em 1000 grãos beneficiados, temos em média 122,5 gramas.

O café colhido verde e que não passa por processo de fermentação é classificado como verde, neste caso 1000 grãos beneficiados pesam em torno de 97,4 gramas.

O café ardido é o café verde e/ou maduro que sofreu com fermentação, ou seja, ficou dentro de sacos ou amontoados por período longo de tempo. Assim em 1000 grãos de café ardido beneficiados temos o peso de 77,8 gramas.

O café preto é o café que foi colhido verde e foi secado por altas temperaturas, geralmente em secadores de fogo direto. Desta forma 1000 grãos de café preto beneficiados pesam em torno de 64,2 gramas. Conforme podemos observar o melhor resultado ocorre quando se colhe o café com maior nível de maturação, pois teremos maior peso por grão beneficiado.

Na tabela 3, temos as perdas que ocorrem em 100 sacas beneficiadas, tendo-se um café com 50 % de café verde, 5 % de café ardido e 5 % de café preto.

Tabela 3: Perdas em 100 sacas, de acordo com o percentual de grãos beneficiados.

tab3

Conforme verificamos na tabela acima e com o preço do café em R$ 360,00 colhendo-se 50 % verde (fato comum), perde-se R$ 46,80 por saca.

Na tabela 4, temos os tipos de defeitos no café, as causas dos mesmos e o que deve ser feito para se evitar:

Tabela 4: Tipos de defeito, causa e como evitar.

tab4

Demais cuidados devem ser observados na secagem e beneficiamento para se ter um café de boa qualidade e com bom rendimento.

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: