• Home
  • Cooabriel apoia treinamento Café com sustentabilidade e Projeto Raízes Fortes

Acontece

Cooabriel apoia treinamento Café com sustentabilidade e Projeto Raízes Fortes

  •   IMPRIMIR


Mais de 30 produtores, participaram na última terça (20/02) do treinamento, “Café com Sustentabilidade-Colheita e Pós-Colheita”, realizado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café-CETCAF, na sede da Cooabriel, em São Gabriel da Palha-ES.

Os instrutores técnicos do CETCAF, Frederico de Almeida Daher e Marcos Moulin Teixeira,  ministraram as palestras falando aos produtores sobre tecnologias e situações que promovem a melhoria da atividade café, especialmente, nas etapas de colheita e pós-colheita do café conilon para a redução de defeitos no grão, produção de café de qualidade superior e agregação de valor.

Também reforçaram várias informações sobre a melhoria do manejo das lavouras, além de um grande bate-papo sobre coleta de amostras de solos e folhas e uso correto de fertilizantes.

 

Lançamento do Projeto “Raízes Fortes”

 

Paralelo à difusão de tecnologias de agregação de valor ao café, o evento lançou o projeto “Raízes Fortes” (Sustentabilidade do Café Conilon, Fertlização e Manejo da Lavoura), que será desenvolvido junto a produtores para avaliação e melhorias dos solos de lavouras de café localizadas nas regiões norte e noroeste capixaba.

Cooabriel, Cetcaf, Sicoob-ES, Fertilizantes Heringer e Empresa júnior de Agronomia (Projagro) do Ceunes-UFES, São Mateus-ES, são parceiros nas ações que focará a melhoria dos processos produtivos do café no Espírito Santo.

Diretrizes – Em encontros recentes, representantes destas entidades formularam as diretrizes do projeto que pretende, em linhas gerais, intensificar a compreensão sobre o correto manejo de solo junto a grupos de cafeicultores. Com isto, a utilização de análise de solo e plantas, bem como, interpretações e recomendações corretas do uso dos insumos, serão instrumentos didáticos e tecnológicos oferecidos com foco na melhoria da atividade cafeeira como um todo.

Cada parceiro terá seu papel no projeto.

A Cooabriel participa com a estrutura de laboratório. Estará analisando as amostras de solo dos produtores cadastrados a preços subsidiados e que serão rateados entre Heringer, Sicoob e o produtor. Além disto, a Cooabriel disponibilizou as sondas para coleta das amostras. “Um projeto interessante, que busca o melhoramento do solo das regiões produtoras de café conilon” – destacou o presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Dentro da metodologia de ações, os produtores farão as coletas de amostras com acompanhamento da empresa júnior de Agronomia Projagro, e a recomendação técnica será efetuada pelos técnicos da Heringer.

Além de São Gabriel da Palha, grupos de produtores de mais cinco municípios farão parte do projeto.

 “Este é um projeto pioneiro, que estará acompanhando grupos de produtores nesta safra, desde a pré-colheita, primeira fertilização, abotoamento floral e colheita.  Serão em média 150 produtores atendidos nos seis municípios. E com base nos resultados, estaremos ampliando para mais produtores” – destacou com entusiasmo, Dr. Frederico de Almeida Daher, que também é o superintendente do CETCAF.

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: