• Home
  • Cooabriel encerra ciclo das reuniões preparatórias para assembleia

Acontece

Cooabriel encerra ciclo das reuniões preparatórias para assembleia

  •   IMPRIMIR


No último dia 10 (sábado), a unidade de Camacan (BA), concluiu o ciclo das reuniões preparatórias para a assembleia geral da Cooabriel, realizadas de 26 de fevereiro a 10 de março nas cidades que a cooperativa tem unidades de serviços.

No Espírito Santo as reuniões ocorreram em Alto Rio Novo, Jaguaré, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca, Nova Venécia, Nestor Gomes (S.Mateus) e Boa Esperança. Na Bahia, foram em três cidades: Teixeira de Freitas, Itabela e Camacan.

Conduzidas por membros da diretoria, do conselho administrativo, equipe gerencial e outros colaboradores, os eventos levaram aos sócios, os resultados que a Cooabriel alcançou no ano passado, o desempenho demonstrado em todas as áreas, bem como, as realizações da Cooabriel e o plano de ação para 2018.  Outros assuntos, fizeram parte da pauta, como as orientações para safra, mercado, procedimentos de operações internas, além dos que foram levantados pelos sócios das filiais, em forma de debates.

O ciclo deste ano, registrou a participação de 754 pessoas, com grande interação dos sócios em todos os momentos.  “Este evento é muito importante, pois além de preparar os sócios para participarem da assembleia geral, conhecendo o que foi feito no ano anterior, representa uma oportunidade para que possamos debater juntos assuntos da própria filial” – destacou o presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Os sócios têm demonstrado a importância destes espaços, principalmente, pela facilidade de exporem suas ideias.  Como nos ciclos anteriores, eles participaram, questionaram sobre temas apresentados e debateram assuntos diversos, como as questões relativas a mercado de café.

A seguir, traduzimos a opinião de alguns sócios sobre as reuniões:

José Roberto de Faria, Córrego Rio Novo, Alto Rio Novo-ES – ” Muito válida esta reunião, onde podemos conversar abertamente com a diretoria sobre as nossas principais dúvidas. Esta liberdade de expressar a nossa opinião é muito importante e nos permite reivindicar as melhorias a cada ano” – avaliou. Ele ainda destacou, que a Cooabriel colaborou muito com a expansão do café conilon na região de Alto Rio Novo, que era praticamente do arábica, “Fui um dos pioneiros em iniciar o plantio de café conilon irrigado e a vinda da Cooabriel no município estimulou isto”, relatou, demonstrando a importância da cooperativa nos assuntos desta variedade.

Sócio Olívio Geraldo Altoé – Comunidade de Fátima, Jaguaré-ES – “Muito importante este modelo de encontro da cooperativa, pela transparência. Deixa o sócio informado sobre o andamento de como vai a vida da Cooperativa. A realização aqui na unidade, é importante e torna fácil para a gente sanar as dúvidas. Vejo, como é interessante a cooperativa se preocupar com a profissionalização da gestão, se qualificar para acompanhar as tendências, em um tempo cada vez mais exigente. Com certeza, isto gera resultados positivos”.

Jair José Cuquetto – Córrego Farturinha, São Gabriel da Palha-ES. ” Um ponto importante que ocorre nesses encontros, é a linguagem aberta nos debates, onde os sócios ficam confortáveis para questionar e dar opiniões. Representa ainda, oportunidade de conhecermos melhor os resultados que serão apresentados na Assembleia, e isto é muito bom”.

Rodrigo Márcio Rigo – Fazenda Saúde, São Gabriel da Palha-ES – ”Percebo a evolução desses encontros, principalmente, na apresentação de uma linguagem clara, limpa e que passa muita transparência para os sócios. Muito satisfeito em ver que a Cooabriel caminha para ser uma grande empresa”.

Luciano Colombi – Córrego Beja Flor, São Gabriel da Palha-ES – “Estas reuniões nas localidades, representam um espaço da gente se expressar melhor, tirar dúvidas e ver melhor os resultados. Facilitam os debates.  O fato de ser um grupo de pessoas que a gente conhece, nos deixa mais confortável para falar. A Assembleia Geral, é de grande importância, mas é muito grande, não tem como abrir estes debates”.

Aristides Raasch -Córrego Paraíso Novo, Vila Valério-ES  – “Muito satisfeito com a reunião. É importante para a gente conhecer mais os assuntos e tirar algumas dúvidas, como por exemplo, os serviços de safra. As reuniões mostram as lideranças e a transparência dos trabalhos da cooperativa. Participar ensina muito. Comparo a cooperativa como a atuação em comunidade. É preciso participar para aprender”.

Valdemiro Hemker – Córrego São Luiz, Vila Valério-ES – “Com essas reuniões, a gente sabe, de modo geral, sobre tudo o que acontece na cooperativa. Funcionam como um grande espaço de informação e acho muito importante a presença da diretoria com a equipe. Penso, que se não fosse a Cooabriel, o que seria de nós para depositar nosso café. A Cooperativa nos dá segurança”.

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: