• Home
  • Sócios no projeto Cooabriel e Sebrae-ES cafés sustentáveis, em encontros de nivelamento

Acontece

Sócios no projeto Cooabriel e Sebrae-ES cafés sustentáveis, em encontros de nivelamento

  •   IMPRIMIR


Sócios que atuam no programa cafés sustentáveis por meio da parceria Cooabriel e Sebrae-ES, participaram nesta semana (23 a 25) de encontros para avaliar o andamento das ações desenvolvidas em torno das práticas sustentáveis aplicadas na propriedade.
Os encontros aconteceram em Vila Valerio-ES (23), Nova Veneica-ES (24) e São Gabriel da Palha-ES (25) e reuniu cerca de 150 sócios, representantes dos cinco grupos atendidos.

De acordo com a analista do Sebrae-ES, Karla Fernanda Cardoso, que acompanha o projeto, os encontros são importantes para reforçar os objetivos, nivelar conhecimentos e estimular as boas práticas de sustentabilidade do café. Ela recorda que o Sebrae subsidia 95% dos custos do projeto e busca com isto, ampliar as oportunidades para que todos visualizem o que é tendência de consumo de café no Brasil e no mundo. “A parceria cria condições aos sócios da cooperativa terem acesso à informação sobre essas tendências que são as boas práticas agrícolas na produção de cafés de forma sustentável” – destacou.
Nesta etapa, o projeto está organizado em cinco grupos, num total de 210 sócios assistidos, com acompanhamento de cinco profissionais técnicos, que orientam os produtores sobre as dimensões ambiental, econômica e social, utilizando o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) como base para os produtores alcançarem a sustentabilidade.

Os técnicos acompanharam os encontros e debateram pontos importantes, com destaque aos avanços e os desafios do processo no campo.

“Vejo como maior importância, a aproximação do cooperado com sua cooperativa, aumento do nível tecnológico dos produtores assistidos, conscientização sobre as boas práticas agrícolas nos pilares de sustentabilidade” – destacou o Engenheiro Agrônomo, José Roberto Gonçalves, que assiste ao grupo de produtores de São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e Boa Esperança.

A consultora técnica da Cooabriel, Samara Cuquetto Batista, que coordena as ações de sustentabilidade, participou dos três encontros, onde falou sobre a Plataforma Global do Café (GCP) e 4C, mostrando a diferença entre as duas organizações e o que cada uma faz. A Cooabriel é membro das duas. “Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que a Cooabriel vem desenvolvendo com a GCP e as ferramenta que a plataforma oferece para eles estarem conhecendo e adotando práticas sustentáveis. O Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) é a principal ferramenta que orienta os produtores serem sustentáveis. Ele está sendo a base dessa parceria com a Sebrae, onde em cada visita os técnicos orientam e avaliam como o produtor está se desenvolvendo em cada item do CSC. Ao final do projeto os produtores terão muitas informações e de acordo com as suas possibilidades, irão adotando práticas para tornar a propriedade mais organizada, segura, com recursos naturais protegidos e acima de tudo, tendo melhor qualidade de vida!” – concluiu.

Vejam no link, publicações sobre o Currículo de Sustentabilidade do Café(CSC), Manual de Implementação e outros informes: http://www.globalcoffeeplatform.org/resources/curr%C3%ADculo-de-sustentabilidade-do-caf%C3%A9-csc

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: