• Home
  • Cooabriel no Dia de Cooperar em Nova Venécia-ES

Acontece

Cooabriel no Dia de Cooperar em Nova Venécia-ES

  •   IMPRIMIR


Na última sexta-feira (29/06) a Cooabriel celebrou o Dia de Cooperar –Dia C, em um evento realizado junto à Veneza, o Sistema OCB-SESCOOP/ES e a EFA-Escola Família Agrícola de Chapadinha –Nova Venécia-ES, nas dependências da Escola, localizada há cerca de 15 km do centro do município.

Além do Dia de Cooperar, com uma programação voltada para a comunidade no formato de “festas juninas”, o evento que contou também com o apoio da Prefeitura Municipal e Faculdade Multivix de Nova Venécia, comemorou os 30 anos de atividade da Escola de chapadinha.

Mesmo sem luz, devido à queda na transmissão de energia, chuva fina e constante e com aquele friozinho, compareceram cerca de 500 pessoas ao evento, superando a expectativa da equipe organizadora.

“Estamos muito satisfeitos, conseguimos mesmo sem a luz, conduzir bem a programação e fazer o evento acontecer, com uma equipe de voluntários bem integrada. Vimos a comunidade satisfeita e atingimos nosso objetivo de celebrar o Dia C.” – destacou a colaboradora da Cooabriel, Nadya Bronelle, que coordenou a ação.

O ponto alto, foi o momento ecumênico em que alunos e seus familiares, professores, outras famílias agriculturas, representantes das cooperativas e das entidades apoiadoras se uniram em louvor e ação de graças, destacando suas ações e conquistas.  A Escola, em celebração aos 30 anos de história e as cooperativas consolidando o exercício da intercooperação e ênfase às razões pelas quais existem e trabalham. A Cooabriel, a Veneza e a Escola, apresentaram seus símbolos de trabalho.

“O símbolo que mais nos representa é o SER HUMANO e a união que permeia as ações da Cooabriel desde sua fundação, há 55 anos.  Também destacamos nosso produto o café conilon, orgulho de nossa história de transformação”- falou a colaboradora da Cooabriel da unidade de Nova Venécia, Samara Cuquetto Batista, no momento dos gestos ofertados.

O vice-presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello esteve presente ao evento e acompanhou a programação. Também participaram os conselheiros fiscais, Giovani Drago e Geraldo Camilo Pereira, além de vários colaboradores da unidade de Nova Venécia e de São Gabriel da Palha-ES. Também esteve presente, o presidente da Veneza, José Carnieli, junto a vários colaboradores. Representaram o Sistema OCB- SESCOOP – ES, as analistas, Josiani Correia Mariano e Andrea Zóboli Silvério.
Confraternização – uma grande mesa de confraternização foi partilhada como parte da programação, festejando o Dia de Cooperar e a comemoração dos 30 anos da Escola. Foi servido um jantar preparado por Eventos Buffet do Rogério Gramelich de São Gabriel da Palha e oferecido pelas cooperativas realizadoras em conjunto com outro cardápio bem variado, contendo mesa de caldos preparados pelos colaboradores da Escola e os quitutes oferecidas pelas famílias produtoras. Pipocas, algodão doce, brincadeiras juninas e quadrilha também acontecerem. Muita integração.

O diretor da Escola, Nielsen Alves, que participou da organização do evento, destacou a importância da ação. “Nosso público, assim como o da Cooabriel e Veneza é o mesmo. A gente integra o público do campo e o Dia de Cooperar na escola família agrícola, foi uma maneira de celebrarmos juntos o que representa o sentido do nosso trabalho. Pregamos o associativismo e cooperativismo e foi muito legal a integração de todas as entidades. Com o Dia de Cooperar, convergimos todos os temas de interesse. Para os alunos, além de poder celebrar esse momento festivo, eles puderam participar da construção e sentir na pele o que é cooperar. Muito interessante” – destacou.

O DIA C – o Dia de Cooperar (Dia C), é um movimento do voluntariado do cooperativismo brasileiro.

As cooperativas transformam realidades. Elas geram trabalho, renda e felicidade em todos os cantos do país porque estão comprometidas com o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas.

O engajamento social compõe a essência das cooperativas e faz parte das suas missões e seus valores praticados em sua rotina de trabalho.

Uma das formas que as cooperativas brasileiras materializam isso, é o Dia de Cooperar (DIA C), que nasceu no ano de 2009 em Minas Gerais através do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas de Minas Gerais) como um projeto inovador e ganhou força nas demais cooperativas em todos estados do Brasil a partir de 2015.

No Espírito Santo a adesão ao Dia C teve início no ano de 2014 através do Sistema OCB/SESCOOP-ES (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo e Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do ES).

No âmbito do Dia de Cooperar (Dia C), as iniciativas realizadas durante o ano podem ser dispostas na forma de iniciativas contínuas, iniciativas pontuais e celebração.

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: