• Home
  • XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel avalia 71 amostras de 13 municípios

Acontece

XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel avalia 71 amostras de 13 municípios

  •   IMPRIMIR


Nesta quarta-feira (03/10), provadores do XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, finalizaram as provas das 71 amostras classificadas para a etapa de avaliação sensorial (degustação), com intenso trabalho de apuração.

Foram realizadas 77 inscrições para o XV Concurso, representando sócios de 13 municípios da área de ação da cooperativa. Dos sócios inscritos, 71 chegaram à etapa de provas e 20 serão classificados na final.

No dia 15 de outubro será divulgada a lista dos 20 sócios classificados em ordem alfabética e no dia 24 de outubro acontecerá em São Gabriel da Palha-ES, a cerimônia de premiação, que revelará os vencedores por categoria (conilon cereja descascado e conilon natural).

Vanildo Págio, Niêson Barbosa, Raquel Basílio e José Carlos de Azevedo, compõem a equipe de provadores, que esteve de segunda a quarta (1 a 3/10) na sala de provas, nas dependências do armazém da sede da cooperativa em São Gabriel da Palha-ES.

De acordo com Vanildo, esta etapa do concurso, apresenta uma disputa bem equilibrada das amostras. “As amostras apresentam grãos uniformes, nuances agradáveis, bebida cítrica seguida de caramelada a achocolatada. Um café diferenciado”. Destacou.

O CONCURSO – O Concurso Conilon de Excelência Cooabriel está em sua 15ª edição e mantém seu principal objetivo de motivar os sócios a produzirem cafés de excelente qualidade, por meio dos cuidados na fase de preparo do café, especialmente, nos processos de colheita e secagem do grão. A Cooabriel foi pioneira na realização de concursos de qualidade de café para a variedade de café conilon em uma iniciativa lançada no ano de 2003.

De acordo com o Presidente a Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, o Concurso Conilon de Excelência foi uma grande inovação da Cooabriel. A primeira edição realizada pela Cooperativa (2003), foi também o primeiro concurso de qualidade de café conilon, que se tem registro e que veio avaliar quesitos sensoriais da variedade.

“Promovemos o concurso junto aos sócios para identificar potenciais produtores, promover a melhoria da qualidade do café conilon na área de ação e também dar conceito ao conilon bebida. Esta iniciativa validou a valorização do café conilon de qualidade, inspirou outras iniciativas e principalmente, estimulou os produtores a produzirem cafés especiais/diferenciados.  É muito gratificante chegar na 15ª edição e ver que esta modalidade de ação foi motivadora para nossos produtores apresentarem um café diferenciado a cada ano” – recordou o Presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

PRÊMIO – O   XV  Concurso   vai   distribuir   o   equivalente   a   96 sacas  de  café   em prêmios aos 20 vencedores dos melhores lotes de cafés da variedade conilon da safra 2018. A premiação  é  equivalente  a  café  tipo  07  até  10%  de  broca  (tabela  da Cooabriel) na data da comercialização.

PATROCINADORES – A Cooabriel realiza o evento junto a alguns parceiros: Tristão – Realcafé, Fertilizantes Heringer, Sistema OCB – Sescoop/ES e Bunn.

“Como parceiros dos produtores e da Cooabriel, desde sempre, a Tristão e a Realcafé, têm orgulho de participar como patrocinador do XV Concurso Conilon de Excelência Cooabriel. Com muita dedicação, tecnologia e principalmente carinho, se produz um ingrediente chamado Café Conilon de Excelência, que enriquece blends e quando sozinho surpreende os mais exigentes paladares. O que era sonho há 15 anos atrás hoje é realidade. Estamos muito felizes em fazer parte desta história. Parabéns à Cooabriel e aos produtores” –  Márcio Candido Ferreira – Diretor Comercial da Tristão Cia de Comércio Exterior/Realcafe Solúvel do Brasil.

“O XV Concurso Conilon de Excelência da Cooabriel, nos enche de orgulho, pois consolida um trabalho que é desenvolvido em prol da qualidade acreditando cada vez mais na potencialidade de seus cooperados e do conilon, ressaltando assim as melhores práticas que consequentemente originam os melhores cafés do Estado. Um trabalho que iniciou há 15 anos atrás e hoje possui dimensões tão grandes e importantes, quanto o tamanho, competência e credibilidade da COOABRIEL” – Carlos André de Oliveira, Superintendente do Sistema OCB-ES.

“A importância de apoiar o concurso é ajudar a promover a cultura do Café Conilon no estado do Espirito Santo. E como reflexo desta iniciativa, a cada ano que o concurso é realizado, o café da região tem apresentado melhorias significativas em seus padrões de qualidade. O que motiva os produtores a realizarem investimentos nas propriedades e assim melhorar as condições de vida de suas famílias” – Luciano Ferreira Vilela, Supervisor Comercial – Fertilizantes Heringer.

“Em nome da BUNN Corporation, gostaria de expressar o quanto para nós é importante estar presente junto de vocês neste momento de consagração dos trabalhos e esforços realizados durante o plantio e colheita dos cafés Conilon em sua região. Entendemos a importância de todos os processos envolvidos neste caminho, e estamos honrados em ter sido escolhidos por vocês como equipamento oficial para as provas de café. É gratificante ver os esforços de todos, para melhorar a qualidade dos cafés, agregando valor a toda a cadeia produtiva, e colocando o Brasil na vanguarda dos cafés de qualidade uma vez mais. Sempre foi nossa missão no Brasil a divulgação do aumento da qualidade dos cafés na xícara e este concurso vem para reforçar ainda mais o envolvimento de toda a indústria nesse movimento. Parabenizo a COOABRIEL pela iniciativa do concurso, tão importante para unir os produtores e divulgar a qualidade do café Capixaba para o mundo. Nosso forte abraço a todos, e continuem contando conosco” –  Luiz Salomão – Gerente Regional – América do Sul

 

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: