• Home
  • Presidente da Cooabriel recebe Comenda do Mérito Dário Martinelli

Acontece

Presidente da Cooabriel recebe Comenda do Mérito Dário Martinelli

  •   IMPRIMIR


O presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, recebeu a Comenda do Mérito Dário Martinelli, em sessão solene realizada na terça-feira (30) na Assembleia Legislativa, em Vitória-ES.

A Comenda do Mérito Dário Martinelli, é uma honraria criada pela Resolução 5.291/2018, proposta pela deputada Luzia Toledo para  homenagear lideranças e profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café.

“Me sinto muito honrado em ter recebido essa Comenda, que faz alusão ao grande ícone da cafeicultura de conilon, Dário Martinelli. A homenagem a Dr. Dário Martinelli, representa um reconhecimento muito sincero, a este líder visionário, que mudou a história de cultivo do café no Espírito Santo, quando introduziu o café conilon por São Gabriel da Palha, enquanto prefeito da cidade (1970), na busca de iniciativas para salvar a economia do município. Ele via o município devastado após o programa de Erradicação do Café do Governo Federal (década de 60) e viu no café conilon a solução para a crise. Ele estava certo e devemos muito ao Dr. Dário, que teve uma vida voltada à cafeicultura de conilon, com apoio à expansão e melhoria da qualidade da variedade. Agradeço muito, especialmente pela homenagem a este grande líder. Esta medalha precisa continuar e ser levada a muitos outros nomes que promoveram o desenvolvimento da cafeicultura” – destacou, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Dário Martinelli – Foi considerado o “pai do conilon” no Espírito Santo, em função de esforços feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60.  Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual e presidente da Cooabriel por dois mandatos (01-04-93 a 31-03-99). Faleceu em 03 de setembro de 2015.

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: