• Home
  • Produção de café da Colômbia acentua queda em março

Mercado

Produção de café da Colômbia acentua queda em março

  •   IMPRIMIR

A colheita colombiana de café caiu 11,9 por cento em março na comparação anual, para 914 mil sacas de 60 kg, acentuando uma baixa vista no mês anterior devido ao desenvolvimento tardio do plantio em algumas zonas produtoras, ainda que as exportações tenham aumentado, informou nesta quarta-feira a Federação Nacional de Cafeicultores.

Em março de 2018, a colheita da Colômbia, maior produtora mundial de café arábica lavado, superou a marca de 1 milhão de sacas. Em fevereiro, a produção do grão havia recuado 8,7 por cento na comparação anual.

Por outro lado, as exportações colombianas de café em março avançaram 10,4 por cento ano a ano, atingindo 1,14 milhão de sacas.

No primeiro trimestre, a colheita acumulou retração de 1,9 por cento, a 3,31 milhões de sacas, enquanto nos últimos 12 meses diminuiu 3,5 por cento, para pouco mais de 13,4 milhões de sacas.

As exportações entre janeiro e março aumentaram em 11,5 por cento, para 3,55 milhões de sacas, sendo que nos últimos 12 meses elas cresceram 3,4 por cento, para 13,1 milhões de sacas.

A Colômbia, terceira maior produtora mundial de café, atrás apenas de Brasil e Vietnã, colheu 13,6 milhões de sacas em 2018 e espera para este ano uma produção de pelo menos 14 milhões de sacas.

A Federação Nacional de Cafeicultores afirmou que espera um aumento significativo na produção a partir de abril, quando começa a colheita da safra do primeiro semestre.

Reuters

Fonte: Campo Vivo

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: