• Home
  • Cooabriel participa da criação da Federação dos Cafés do Espírito Santo (Fecafés)

Acontece

Cooabriel participa da criação da Federação dos Cafés do Espírito Santo (Fecafés)

  •   IMPRIMIR


Luiz Carlos Bastianello foi eleito o presidente da federação

Quatro cooperativas, entre elas a Cooabriel, formalizaram nesta quarta-feira (03) a criação da Federação dos Cafés do Espírito Santo (Fecafés). A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, e conduzida pelo governador Renato Casagrande.

“O Espírito Santo tem uma relação muito forte com o café. Não podemos apresentar o café como commodity e sim como um produto inovador. Cada vez mais o café conquista o título de bebida e agregar valor é fundamental para consolidar a marca do café capixaba”, disse o governador.

O secretário de agricultura, Paulo Foletto, também ressaltou a importância do café do Espírito Santo. “O nosso estado tem muito a oferecer. Vamos criar a identidade do café capixaba que vai ganhar o mundo e os produtores terão cada vez mais grãos de qualidade”, afirmou.

O objetivo é promover a cadeia produtiva cafeeira e garantir a rastreabilidade dos cafés capixabas. Quatro cooperativas integram a Fecafés: Cooabriel, Coopeavi, Coopbac e Cafesul.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, foi eleito por unanimidade o presidente da federação. A entidade terá abrangência estadual e vai congregar não somente cooperativas, como também associações ligadas à cafeicultura.

Impossibilitado de estar presente à solenidade, por questões de saúde, Bastianello afirma a importância da Federação. “A Federação é mais um passo para a conquista da Indicação Geográfica (IG) do Café Conilon Capixaba. A IG trará grandes benefícios para os produtores do Espírito Santo, uma vez que concedida, trará proteção, garantias de qualidade mínima e agregação de valor”- destacou.

Além da promoção dos cafés do Estado, a Fecafés vai atuar na gestão, no controle e na defesa das Indicações Geográficas (IGs) já em andamento em três territórios, que são: Caparaó, Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba (Norte).

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) licitou os projetos junto ao Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Inovates). Tratam-se das primeiras iniciativas na busca de identificar, registrar e proteger as qualidades únicas dos cafés do Estado.

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: