• Home
  • Cooabriel revela os campeões do XVI Concurso Conilon de Excelência

Acontece

Cooabriel revela os campeões do XVI Concurso Conilon de Excelência

  •   IMPRIMIR


Foram revelados na tarde desta quarta-feira (23) os nomes dos campeões e premiação dos primeiros colocados do XVI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas foi realizado em São Gabriel da Palha.

Criado pela Cooabriel no ano de 2003, o concurso busca incentivar e premiar os sócios que produzem e apresentam cafés de excelentes qualidades. Trata-se do primeiro concurso voltado para conilon registrado no Brasil.

“A qualidade do café que acontece no mínimo 80% pós-colheita, pode ser a ferramenta espetacular para mudarmos a realidade em nossas propriedades que na maioria das vezes pode ser desenvolvida com ações simples e sem investimentos significativos que poderão trazer excelentes resultados, a curto, médio e longo prazos”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

O concurso recebeu 69 amostras de café conilon produzidos pelos sócios na safra 2019 e quinze chegaram à final, sendo dez classificados na categoria natural e cinco da categoria cereja descascado.

Foram premiadas as categorias de cafés produzidos pelos sistemas de café natural e cereja descascado. Participando do concurso pela quinta vez, o produtor de Alto Rio Novo, Adair Batista Borges, foi o primeiro colocado em café natural. “Para este ano, selecionei com mais atenção os clones e investi na secagem. Tenho planos de fazer lotes especiais de café”, relatou.

O produtor de São Gabriel da Palha, Rodrigo Marcio Rigo, celebrou a conquista do primeiro lugar na categoria cereja descascado pela segunda vez. “Procuro sempre aguardar a maturação completa dos grãos e invisto no beneficiamento. Seria muito importante que mais produtores investissem em grãos de qualidade porque há muita procura pelas empresas”, explicou.  

O diretor técnico do Incaper, Nilson Araújo Barbosa, esteve presente no evento representando o Governo do Estado. “Em nome do Governo do Estado, queremos dizer que temos muito orgulho de participar desse momento”, afirmou.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André de Oliveira, destacou a importância da iniciativa para o setor. “O papel desempenhado pela Cooabriel é fundamental para a qualidade do café conilon”, disse.

Homenagem

Durante a cerimônia, a Cooabriel homenageou seu grande líder, atual vice-presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto e concedeu a ele o Troféu Iluminação, como reconhecimento à excelência do seu trabalho inovador por mais de 36 anos de atuação na cooperativa (vinte e seis como presidente e dez anos como conselheiro).

Um momento muito especial que contou também com a presença da família e muitos depoimentos de reconhecimento.

Cafés especiais

Durante a cerimônia do XVI Concurso Conilon de Excelência também foi realizada a palestra com o tema “Consumo de café de qualidade no Brasil”.

A palestrante foi a provadora e barista, Paula Dulgheroff, que também é sócia da Torrefação Mundo Café, em Uberlândia, Minas Gerais.

“O meu objetivo foi mostrar o novo mercado de consumo no Brasil, que valoriza a origem e a qualidade. Na primeira Onda do Café, as pessoas saiam de casa para tomar a bebida. Na Segunda Onda, houve o primeiro passo para a exigência da qualidade. Na Terceira Onda, que começa a ocorrer no Brasil, toda a cadeia (baristas, produtores e consumidores) possui conhecimento sobre o produto e exige qualidade”, concluiu.

Confira a lista dos vencedores do XVI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel:

 

COOABRIEL
Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel
SEDE ADMINISTRATIVA
Avenida João XXIII, Nº 08 - Centro, São Gabriel da Palha - ES
[email protected]
(27) 2158-1000

Desenvolvido por: